segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ser Catequista é ser anunciadora da Palavra de Deus!

 
Ser catequista é ser ferramenta nas mãos Deus... para mim não tem  como  expressar, é uma grande alegria poder estar nesta missão... eu sinto no fundo do meu coração que fui escolhida a dedo por Deus... sinto suas mãos me modelando a cada dia, para que meu caminhar seja ainda mais fecundo. Senhor que teu Espírito Santo me anime a continuar em seu caminho... que eu seja canal de sua graça para aqueles que ainda não o conhecem e para todos aqueles que estão se perdendo pelo caminho. Obrigado Senhor por todos catequistas do mundo que tem a coragem  de anunciar o Evangelho e de levar a Boa Nova a todas as criaturas.


Agradeço a todos que se preocupam comigo e que quanto 

não atualizo o blog sempre me manda mensagens lindas de

animo e de carinho, Deus lhe pague!!

Esta cartinha logo abaixo foi a Catequista Girleide que me 

mandou, é uma carta de incentivo para que não deixemos 

de evangelizar. Deus te abençoe irmã!!


VI CONCENTRAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE CATEQUISTAS



25 MAIO 2015

Arquidiocese de Ribeirão Preto – São Paulo
CARTA MOTIVADORA
“Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização” (EG 83) é a mensagem que fundamentará a Assembleia dos Catequistas do Regional Sul 1 da CNBB. As palavras do papa Francisco são encorajadoras a toda a Igreja que precisa iluminar e comunicar a vida à luz do dinamismo apostólico das primeiras comunidades.
E sem dúvida, o caminho da nova evangelização precisa passar pelo querigma e pela mistagogia. Anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e renovação eclesial, pois não “há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio. Toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne, que nunca deixa de iluminar a tarefa catequética, e permite compreender adequadamente o sentido de qualquer tema que se desenvolve na catequese. É o anúncio que dá resposta ao anseio de infinito que existe em todo o coração humano” (EG 165).
Dessa forma, é possível mergulharmos no mistério pascal de Cristo Jesus. Bem nos lembrou São Cirilo de Alexandre no século IV, quando exemplificou sobre uma catequese mistagógica:  a partir de uma linguagem adequada a cada grupo, sintonizada com as experiências de vida; dotada de uma sensibilidade pastoral para com a comunidade e a sociedade em suas mudanças; cristocêntrica (que parte do mistério pascal); valorizando os ritos litúrgicos; e experimentando a plenitude da vida através da celebração Eucarística.
Em clima de Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o projeto Ser Igreja em Missão é o fio condutor e o toque missionário para a nossa Igreja Particular. E para que haja a tão sonhada conversão pastoral, precisamos partir da conversão pessoal no encontro com Jesus Cristo, capaz de transformar a vida e abrir caminhos para enfrentar as dificuldades que possamos encontrar.
É nesse espírito que convocamos os catequistas de nossa arquidiocese para juntos prepararmos o Plano de Formação Bíblico-Catequética Permanente, na VI CONCENTRAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE CATEQUISTAS, no dia 16 de Agosto, das 8h as 13h, na Paróquia São Pedro Apóstolo, no distrito de Jurucê, Jardinópolis. A participação dos catequistas de todas as nossas foranias e comunidades será de grande importância neste processo de decisão, partilha e planejamento pastoral.
Unidos ao nosso arcebispo Dom Moacir Silva, contamos mais uma vez com a motivação dos padres, diáconos, religiosos e seminaristas para conseguirmos atingir a todos no processo de inspiração catecumenal na atividade catequética e na iniciação à vida cristã, respondendo a uma das urgências de nossa conferência episcopal brasileira, de sermos uma Igreja Casa da Iniciação à Vida Cristã.
Que nossos catequistas possam ter contato com essa mensagem motivadora para a nossa concentração, quando nos encontrarmos para pensarmos nos trabalhos futuros.
Nosso abraço fraterno!
Ondina Magnusson Naves Reis                                                        Pe. Marcelo Luiz Machado
       Coordenadora arquidiocesana        
Girleide Melo

"Deus sempre abençoa, o esforço da busca..."

2 comentários:

  1. Que lindo !!! eu estou começando nesta caminhada ,qdo descobri seu blog me senti tão acolhida ...sempre leio as atividades com carinho :) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus, Claudinha!!

      Que maravilha o Senhor todos os dias chama mais pessoas para trabalhar em sua messe. Deus te abençoe pelo seu sim ao planos de Deus na sua vida!! E Deus te abençoe pela visitinha e carinho!

      Abraço Fraterno!!
      Sueli

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!