sexta-feira, 24 de junho de 2016

Santos Juninos: Festa Junina


Você sabe porque as festa juninas se chamam festa juninas?
Porque são as três festa da Igreja comemorada no mês de Junho.

De Santo Antonio no dia 13 de junho
De São João no dia 24 de  junho e
de São Pedro no dia 29 de junho

As comemorações juninas tiveram inicio a muito seculos na Europa, antigamente no dia 24 de junho era comemorado pelos pagãos a festa de solstício de verão,  o dia mais longo do ano que marcava o inicio da época do plantio. Na idade média a festa passou ser chamada joanina por causa do dia de São João comemorado no mesmo dia 24, mais tarde passaram a comemorar as festas dos três santos que ficaram conhecidas popularmente de festas juninas, festas do mês de junho.


As fogueiras também faziam parte das comemorações do solstício de verão, e aos poucos o simbolo passou a ser  incorporado na festa de São João. 


Os fogos de artifícios foram trazidos para o Brasil pelos portugueses que segunda a tradição popular serviam para despertar São João Batista. Na tradição os balões também serviam para avisar o povo que a festa estava começando.

A dança das quadrilhas também foi trazidas pelo portugueses no seculo XIX , mas a dança tem sua origem na quadrilha, uma dança francesa popular no meios aristocrático no século XVII, como a moda de Paris era imitada em toda Europa no seculo XIX a elite portuguesa trouxe a dança para o Brasil, que logo se fundiu com as danças locais ficando mais conhecidas nas zonas rurais, aos poucos a quadrinha foi se tornando  uma dança tipica das festa juninas.

O casal de noivos também faz parte da tradição europeia, ligada as aspirações matrimoniais nas festa de Santo Antonio e São João. Essas união das festa dos três Santos, mas quadrilha e fogueira é a festa junina que comemoramos todos os anos.

Fonte: TV ARAUTOS

Abençoado dia!!
Abraço Fraterno!
Sueli
Catequese Infantil - Pãozinho do Céu Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Amei sua visitinha volte sempre e que Deus te Abençoe grandemente!
Se você desejar pode me enviar um email:
sueli2508@hotmail.com

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!